



Quem somos
Cristiane Klovan
Psicóloga e Psicopedagoga
Sobre Mim
Especializanda pela CBI of Miami em Intervenção ABA em Autismo e Deficiência Intelectual. Mestre em Educação (UFRGS/2008). Especialista em Deficiência Intectual (PUCRS/2011). Psicopedagoga e Pedagoga pela UFRGS (2003). Psicóloga pela Fadergs (2019).
Desde muito criança sabia que meu desejo era o trabalho com o misterioso universo humano, áreas como psicologia e educação sempre me fascinaram. E assim foi. Iniciei minha carreira na área educacional, Tornei-me pedagoga pela UFRGS, muito cedo aos 25 anos, Trabalhei em escolas particulares, públicas e da rede privada de ensino. Após, investi no Mestrado na UFRGS e na especialização em Educação Inclusiva pela PUCRS. Comecei a dar aulas na pós graduação e atuar com crianças e jovens especiais em salas de integração e recursos na prefeitura municipal de Porto Alegre. Sentia que ainda não era o suficiente, era preciso estudar ainda mais. Fiz a segunda graduação em Psicologia e passei a atuar como psicóloga. Veio a experiência que sempre desejei, poder atuar mais individualmente e diretamente com as dificuldades, angústias e pontencialidades humanas - o consultório sempre foi e ainda é minha grande fonte de inspiração.
Na prefeitura de Porto Alegre, atuo atualmente em uma escola especial, onde atendemos crianças e ´jovens com múltiplas deficiências desde o nascimento até os 21 anos de idade. O trabalho com as deficiências nos instiga e nos motiva diariamente a nos superarmos para encontrarmos alternativas e possibilidades para o desenvolvimento e para a inserção social de crianças e jovens duplamente vulnerabilizados - além das deficiências enfrentam uma realidade social de múltiplas carências.
Hoje sinto que estou exataente onde desejei estar - as questões de saúde mental sempre me instigaram a trilhar o caminho que percorri. Ainda há muito mais a ser aprimorado. Hoje também sinto que não temos todas as respostas que gostaríamos, nem as explicações que buscamos, mas por afinidade, interesse ou obra do destino os caminhos de pessoas com interesses ou necessidades afins acabam se cruzando. Conheci o Custódio após quase um ano de estar divorciada sem saber que ele era autista. A vida tem seus mistérios, e não nos cabe ter todas as respostas, mas seguir trabalhando dentro dos nossos propósitos com dedicação. Ou como diria Sint-Exupéry "O essencial é invisível aos olhos só se vê bem com o coração".
Advogado e Autista/TDAH
Sobre Mim
Especializando em Direito Médico e da Saúde pela Fundação do Ministério Público. Especialista em Indústria Criativa pela Universidade Feevale (2017). Especialista em Direito Eletrônico pela Universidade Estácio de Sá (2016). Especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (2014). Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Advogado e Agente da Propriedade Industrial. Autista/TDAH .
Desde cedo, fui um estudante atípico. Quase nunca anotava nos cadernos, sentava no fundo da sala e frequentemente acabava atrapalhando as aulas, pois aprendia os conteúdos com extrema facilidade.
Minha trajetória acadêmica foi marcada pela inconstância. Fui aprovado em Engenharia Química na UFRGS (onde cursei apenas um semestre) e em Engenharia Mecatrônica na PUCRS, onde permaneci por nove semestres. Tentei cursar as duas engenharias de forma simultânea, mas a logística era desumana. Paralelamente, experimentei o curso de Publicidade e Propaganda na PUCRS (1 semestre) e também me dediquei a estudar inglês, espanhol e alemão, tudo em paralelo com a Mecatrônica.
Posteriormente, ingressei no curso de Administração da UFRGS (mais um semestre cursado), mas ainda curdando Mecatrônica. Somente ao desistir definitivamente da Mecatrônica e iniciar Direito na ULBRA, encontrei um propósito claro. Desde então, especializei-me em Propriedade Intelectual, Direito Digital e Indústria Criativa. Apesar disso, acumulo desistências: ao menos três especializações e um mestrado abandonado na fase de defesa da dissertação, mesmo após aprovação na qualificação.
Ao longo da vida, enfrentei desafios que não entendia completamente. Esquecia tudo, esbarrava em objetos e pessoas, e tinha dificuldades sensoriais, como restrições alimentares (não como gorduras em carnes, por exemplo) e aversão a tecidos ou etiquetas de roupas. Eu evitava cumprimentar pessoas em locais cheios e mantinha uma organização extrema em meus arquivos digitais, algo que sempre surpreendeu os outros. Apesar dessas peculiaridades, também havia características que despertavam curiosidade, como a capacidade de aprender praticamente qualquer coisa com muita facilidade. Ainda assim, tudo isso me deixava inquieto, sem respostas claras até 2024.
Quando cogitei abandonar a Mecatrônica, meu pai me encaminhou a um psicólogo, acreditando que largar um curso "perfeito" para mim – filho de uma engenheira eletrônica e neto de um engenheiro civil, ambos com altos Qis e brilhantes em suas áreas – era um absurdo. Durante a terapia, meu alto QI foi identificado, dentro da faixa de superdotação, o que apenas intensificou a pressão ao meu redor para corresponder às expectativas. O fardo foi enorme.
Minha vida pessoal também foi intensa. Já passei por cinco casamentos: o primeiro durou 2 anos, dois outros, 6 anos cada, um quarto, 10 anos, e o último, 7 anos. No meu relacionamento mais recente, tive dois filhos: um menino nascido em junho de 2017 e uma menina de dezembro de 2018, com 18 meses de diferença entre eles, que são meus alicerces e o meu "sagrado".
Movido pelo interesse de entender o assunto, mergulhei em estudos sobre TEA e TDAH, explorando materiais de diversos países. Essa jornada não só me trouxe conhecimento, mas também me revelou algo inesperado: eu próprio apresentava muitas características de TDAH e TEA. Resolvi fazer uma avaliação neuropsicológica aprofundada, que confirmou ambos os diagnósticos. Meu QI, desta vez, ficou na faixa média superior (alguns dizem que é altas habilidades), e no teste de capacidade cognitiva de planejamento e solução de problemas (Torre de Londres – TOL-BR), alcancei percentil 95, indicando desempenho muito superior.
Conheci a Cristiane no início de 2024. Ela, com toda a sua bagagem com autismo, trouxe muita tranquilidade para essa minha nova realidade. O diagnóstico em si não me abalou, mas fiquei me questionando o motivo de eu nunca ter notado algo ou buscado auxílio ao longo de toda a minha vida. A resposta se tornou óbvia: falta de conhecimento no assunto.
Esse diagnóstico transformou minha visão de mundo. De repente, tudo fez sentido. Minhas dificuldades não eram fruto de descaso, preguiça ou "má vontade". Elas estavam profundamente conectadas às minhas condições neurológicas.
Após concluir o curso Clinical Care for Autistic Adults (Cuidados Clínicos para Adultos Autistas) da Harvard Medical School, e em conversas com Cristiane, decidimos criar este espaço. Nosso objetivo é compartilhar informações, experiências e apoio para que mais pessoas possam compreender e lidar com os desafios e as riquezas de uma mente neurodivergente.
PS: Muitos pais descobrirão que tem TEA e/ou TDAH!
Experiência no autismo
Novembro de 2024 - Curso "Clinical Care for Autistic Adults" (Cuidados clínicos para adultos autistas) da Harvard Medical School (US)
Setembro de 2024 - Ainda estudando o autismo, comecei a me questionar sobre também ter esse diagnóstico. Fiz uma avaliação neuropsicológica bem ampla, que utilizou 22 testes e 6 consultas. Foi confirmado em outubro o diagnóstico de TEA nível 1 e TDAH, apresentação combinada
Setembro de 2024 - Curso "Transform your practice with sensory integration: a free course for therapists" (Transforme sua prática com integração sensorial: um curso gratuito para terapeutas) da Sensory Integration Education (UK)
Agosto de 2024 - Curso "Altas Habilidades / Superdotação: conceitos" do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Agosto de 2024 - Curso "Autism Awareness" (Conscientização sobre o autismo) da Oxford Home Study Centre (UK)
Agosto de 2024 - Curso "Caregiver skills training for families of children with developmental delays or disabilities" (Treinamento de habilidades de cuidador para famílias de crianças com atrasos ou deficiências no desenvolvimento) da World Health Organization (Organização Mundial de Saúde)
Agosto de 2024 - Curso "Undertanding autism, Asperger's & ADHD" (Compreendendo o autismo, a síndrome de Asperger e o TDAH) da University of Derby (UK)
Agosto de 2024 - Curso "Capacitação em análise do comportamento aplicada (ABA) voltada ao transtorno do espectro do autismo (TEA) para pais, cuidadores e educadores" da Escola de Saúde Pública do Paraná
Agosto de 2024 - Curso "A prática inclusiva na escola e as pessoas com transtorno do espectro autista" da Escola de Saúde Pública de Pernambuco
Agosto de 2024 - Curso para cuidadores de pessoas com transtorno do espectro autista da Escola de Saúde Pública de Pernambuco
Agosto de 2023 - Comecei a estudar profundamente o assunto. Estudando, comecei a identificar em mim diversos sintomas, confirmando o TDAH.







